quarta-feira, 7 de março de 2007

Limitações...

Eu não percebo porque razão quando somos novos os nossos pais nos limitam e dificultam tanto a vida!! Bolas eles também já foram novos... será que gostavam de ser limitados?? E sejamos sinceros... algumas das limitações e restrições impostas, são no mínimo... ridículas!!
"Ohh filho vais sair hoje? Mas está a chover tanto e está tanto frio... é melhor ficares em casa e vemos juntos o natal dos hospitais!!" Fdx mas fiz mal a alguém?? Para além de não me dizer directamente que não posso sair e não me dá dinheiro... ainda me propõe uma noite de sofrimento!! E só dá vontade de responder:" Vê lá é se não queres assistir ao natal dos hospitais ao vivo!!"... mas talvez fosse um pouco agressivo demais...
Bem e no que diz respeito aos estudos... é melhor nem falar... somos como que perseguidos pelos nossos pais!! Mas penso eu... que moral têm muitos deles para falar?? Principalmente aqueles que não passaram da 4ª classe... sim aqueles a quem pedimos ajuda para fazer os trabalhos de casa e só sabem é passar a batata quente de um... para o outro... e depois ainda têm o descaramento de fazer aquele ar autoritário e dizer:"Se tens negas... ficas de castigo... é casa escola... escola casa!!" Sinceramente tenham vergonha... não é certamente deste modo que vamos melhorar!!
E televisão?? Parece um bicho de sete cabeças..."não podes ver isso...é muito violento!!" "não podes ver aquilo não é para a tua idade"... depois de tantos "não podes ver..." resta-nos os morangos com açucar, a floribela e o batatoon... nem o telejornal é permitido... ser jovem é mesmo difícil!!
Ahh mas ainda não cheguei á parte da alimentação... tchiii que sofrimento... nada se pode comer... está tudo contaminado... ou faz engordar... ou dá cabo do estômago... ou faz mal aos dentes... Fdx vejam-se ao espelho... e deixem-nos comer em paz... muito dificilmente atingiremos um estado de degradação tão avançado como muitos deles!!
Pais de todo o mundo tentem compreender uma coisa... Nem sempre têm razão... acreditem mais em nós!!

4 comentários:

  1. Olá, manito
    Também acho que todas essas restrições são uma violência para o póprio desenvolvimento de uma pessoa. Mas tens que admitir que cá em casa, e felizmente, nunca soubemos o que isso é. Ok, a mãe foi obrigada dizer-te umas quantas vezes "Ó filho, vê lá se não adormeces nas escadas" ou então "Se fores fazer xixi numa casa de banho pública, apoia-te na parede" ou ainda "Se adormeceres com o pifo, tira o telemóvel do bolso!". Mas parecem-me conselhos bastante pertinentes, tendo em conta o teu histórico nocturno! :)

    bjinhos
    Big Sister

    ResponderEliminar
  2. Bem... O q é q a tua mãe te fez hoje?... ;)Pareces revoltado... N te deixou sair? Lol...
    Mas pois q tens razão amigo, eu acho q eles nem sabem do q se queixar... Então queixam-se de qq coisa... É deixa-los, o q eramos nós sem eles? Jovens sossegados provavelmente...

    ResponderEliminar
  3. ok... lá venho com o meu espírito de contradição... embora tenhas razão no que respeita ao facto de eles nem sempre terem razão, deixa-me q te diga q existiram argumentos na tua dissertação que me intrigaram! Acho que não é pelos nossos pais terem a 4ª classe que nos deveriam incentivar a largar os estudos ou então não nos dar força (principalmente naquela altura da adolescência, q achamos ter sempre razão)...!Muitos não prosseguiram os estudos porque não puderam... por isso querem o melhor para nós!
    Quanto à comida -idem idem aspas aspas- há que ver que nem tudo o que se expõe à nossa frente é bom para a saúde... e eles como seres que embora cometam (inúmeros) erros, não deixam de querer o melhor para a nossa saúde! Por isso não sejas tão pragmático... pois concerteza cometerás erros iguais ou semelhantes... ;)

    ResponderEliminar
  4. Uma homenagem aos meus pais:

    "Cruzo as minhas mãos no teu ventre
    confiadamente
    sonhando um dia ter nele um fruto nosso
    e assim ficamos olhando o horizonte que nos pertence
    nos prende
    nos seduz
    nos surpreende
    nos conduz
    sonhar beijá-lo no dia a dia
    em que cresce

    deitar-te junto ao mar
    e com a minha mão em concha
    o mar à nossa vida levar!
    Vamos fazer uma criança feliz!...
    é tão fácil fazer uma criança feliz!
    mas os pais incutem logo nas crianças a ânsia do ter
    e elas depois crescem assim...
    infelizes porque não têm.
    Esquecem-se de ser
    educar um menino é algo de muita responsabilidade
    é apenas um acto de amor
    e não deixar que a criança que um dia fomos, morra
    mas sem ser um chavão
    é uma coisa que temos que entender
    sentir
    uma cumplicidade única
    e entender que uma criança é um outro ser
    independente de nós
    na sua complexidade
    na sua diferença saudável
    a nossa parte é orientá-la
    dar-lhe condicões para...
    amá-la e dar-lhe asas para voar
    ser terreno fértil
    onde ela possa florir
    livre...
    sempre livre
    e feliz
    entendendo a vida como é
    sabendo que tem em nós um porto seguro..
    que protege sem asfixiar
    que é amigo que ouve
    que entende
    que compreende
    que escuta
    sem preconceito
    que ensina
    que comunica
    por gestos
    atitudes
    com um simples olhar..."
    Sophia de Mello Breyner

    Obrigada pais por me ajudarem a ser quem sou hoje:)

    ResponderEliminar